O mês de Março de 2007 vai ficar marcado como o mês das emoções. Esta semana recebi o primeiro sinal a indicar que o meu regresso a Portugal talvez tenha sido boa ideia.
Um dos muitos motivos que me fizeram regressar foi a insatisfação profissioal. A sensação que podia fazer mais e que as oportunidades disponíveis a uma imigrante portuguesa eram limitadas. Senti que não havia interesse em investir na formação de um trabalhador que a qualquer momento podia ir embora.
Regressei apesar dos avisos dos meus amigos sobre a situação económica em Portugal. Não me acreditava que podia ser tão mau como vim a descobrir que é. Precariedade, salários baixos, a demora dos processos de recrutamento e taxa de desemprego muito alta.
Dia 7 fiz trinta nos e fiquei triste. Não pelas três décadas que já passaram mas pelo pouco que consegui fazer neste período de tempo. Hesitei muitas vezes, tomei algumas decisões erradas e não investi numa carreira. Fui vivendo sem fazer planos para o futuro e deixei as coisas irem acontecendo.
Dia 2 de Abril de 2006 aterrei no aeroporto Francisco Sá Carneiro com 4 anos de vida na mala e muita humidade nos olhos.
Dia 2 de Abril de 2007 começo um projecto profissional novo, com algumas das características que sempre procurei num emprego.
Senti esta proposta de trabalho como um voto de confiança na minha capacidade para aprender e para desenvolver capacidades que sei que tenho.
E foi essa confiança que uma organização teve em mim que me devolveu a esperança de que um dia vou acordar de manhã com a sensação as opções que tomei me levaram onde eu quero ir. Ainda não cheguei lá mas estou a caminho.
PS – Muito poucas coisas acontencem por sorte ou por mero acaso.
(escrito no aeroporto de Londres onde tive que esperar 6 horas pela ligação para Berlim)
6 comentários:
Eu acredito que as coisas não acontecem por acaso nem por sorte, Há sempre uma razão para que as coisas se passem de determinada maneira, para mim é sinal de que da outra maneira as coisas iam sempre correr piores.
Por isso o teu regresso não foi em vão, e mesmo que tenhas passado um ano mau, foi necessario este periodo, para agora teres encontrado algo que gostes.
Em 6 horas só escreveste um post?
Brinco:)))
Boa viagem
Olha... ia enviar-te um email mas não tens aqui o teu... envia-me tu, por favor: bagacoamarelo@gmail.com
claudia_antunes@hotmail.com
Desculpem se não puder responder a todos os comentários mas estou aqui a abusar da hospitalidade do meu amigo, e a usar o compador dele.
gostava de te dizer muitas palavras de coragem e força, mas fico me so pelo BOA SORTE!
olha que cá por Portugal é dificil reconhecerem o nosso valor, mas seja como for não desistas, segue em frente e dá cabo deles.
Enviar um comentário