Não é nada divertido ficar sem os brinquedos, sem a cama, e passear demasiado. Os aeroportos são chatos, os aviões só são divertidos se os virmos a voar, porque dentro são pequenos e apertar o cinto é uma tortura.
Para uma criança de dois anos, passar férias com os pais é fixe e não precisa de ser longe de casa. Pode ser mesmo alí onde estão as coisas a que está habituada. Porque o que interessa é poder aproveitar para brincar com a mãe e o pai. Comer em restaurantes todos os dias é uma chatice (quando ainda por cima a comida da mamã é a melhor do mundo!!).
Já para os pais, é tão bom sair de casa, não ter que lavar louça e nadar numa piscina todos os fins de tarde, É divertido levar a Sara a ver peixes, e mercados cheios de fruta. Fazer caminhadas pelas florestas e mostrar-lhe os pássaros, as folhas das árvores e a água das levadas a correr. Ficamos bem depois de uma semana assim. Não tivéssemos reparado que a Sara se aborrecia se andava mais de uma hora de carro, que detestava jantar nos restaurantes, que não tínhamos levado brinquedos e livros suficientes e que pedia sempre a chupeta talvez por estar cansada e demasiado fora das rotinas.
Também vê pássaros da varanda de casa, também há folhas de árvores na nossa rua e parques de diversão para sujar a roupa no escorrega. Também há montanhas para caminhar por aqui perto.
Foi apenas uma semana e a Sara viu muitas coisas diferentes, passou muito tempo com os pais e teve até direito a dormir todas as noites na cama com a mamã. O pai e a mãe descansaram e gostaram de sair da rotina. Mas sair da rotina foi bom para nós e talvez menos bom para ela.
Depois de uma semana de férias aprendi muito sobre maternidade. E os pais e a criança estiveram de acordo numa coisa - o regresso a casa. É tão bom regressar e tomar banho na nossa banheira, dormir nos nossos lençóis e comer qualquer coisa saída do nosso frigorífico. A Sara, assim que entrou pela porta, foi a correr para os brinquedos dela. Durante meia hora não quis saber de mais nada para além dos objectos que lhe eram familiares, na sala da casa dela.
Sem comentários:
Enviar um comentário