15 junho 2007

Último Capítulo

Nos livros foleiros como os cor-de-rosa, conseguimos saber o final logo após o capítulo inicial. As personagens principais têm comportamentos bastante óbvios e o enredo parece ser cópia de outro livro que já lemos, também de fraca qualidade.

Mas mesmo assim insisto em continuar para além do primeiro capítulo. Afinal, não é só o começo e o fim que interessam. Quem sabe as surpresas que nos presenteiam os capítulos do meio.

Gosto muito de "finais felizes". Nos livros, nos filmes e mesmo na vida real. Quando comecei a ler este livro sabia que era uma "crónica de um insucesso anunciado". Todos os críticos literários sabiam, incluindo eu que tinha começado a ler. Momentos houve em que tive esperança que o final, afinal, me surpreendesse. Mas não. Foi mesmo um "final infeliz". E quando chego à última página nem faço barulho, atirando o livro para um canto. Encolho os ombros e pouso o livro num canto qualquer exclamando: 0h! Eu já sabia!

Foi previsível, mas de qualquer forma...eu não tinha mais nada para ler...

1 comentário:

Anónimo disse...

primeira vez q vi o teu blog..desculpa, ter sido só ao fim de tanto tempo.não me espanta a tua capacidade de transmitir aquilo que os outros pensam e poucos dizem.continua...ainda vais ser uma critica,melhor opinion maker de referncia